Avaliação Física e sua importância no treinamento e periodização.

Atualizado: 10 de nov. de 2021


O que é avaliação física?


A avaliação física tem como objetivo entender e identificar o nível de condicionamento físico, avaliar fatores de riscos para doenças cardiovasculares, avaliar disfunções nos padrões básicos de movimento, entre outros.

Além disso, ela é composta por uma anamnese e alguns testes que tem por objetivo coletar o máximo de informação necessária para o profissional de educação física montar o plano de treinamento personalizado para o objetivo de cada aluno.


Quais são os protocolos / testes realizados?


  • Anamnese

A anamnese é uma entrevista onde o avaliador busca conhecer o histórico da pessoa. Dentre eles o físico, doenças, patologias, disfunções, dores, entre outros.

  • Antropometria

A avaliação antropométrica tem como objetivo coletar dados relacionados a composição corporal, como: bioimpedância, as dobras cutâneas.

  • Testes funcionais de pavimento pélvico, compensações e disfunções.

Os testes funcionais tem o objetivo identificar disfunções e compensações no movimento com o intuito de reduzir os riscos de lesões e buscar um corpo mais equilibrado.


  • Teste de flexibilidade

A avaliação da flexibilidade tem como objetivo identificar possíveis grupamentos musculares encurtados que podem gerar alterações posturais, alterações em padrões de movimentos e até dores articulares.

Pois, uma boa flexibilidade está associado a maiores amplitudes de movimento, que auxiliam na hipertrofia muscular.

  • Avaliação postural

Já a avaliação postural é feita para investigar se o aluno apresenta alguns desvios posturais como: lordose, cifose, escoliose, joelhos valgo/vago e ou outra alteração postural.


O que está esperando para começar hoje mesmo ?

venha fazer parte do nosso studio.


Para mais informações sobre aulas e duvidas, clicar no link abaixo.

encurtador.com.br/djGU6


#avaliaçãopostural #avaliaçãocompleta #avaliaçãocorreta #periodização #saude #treinamento #desportivo #estética #força #emagrecimento

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo