Mat Pilates Durante a Gravidez!

Os exercícios de Pilates trazem benefícios como melhora da consciência corporal, fortalecimento dos músculos e ajudam a prevenir e a combater a incontinência urinária, que é comum no final da gestação. Além disso, exercícios do Pilates, aumentam a quantidade de oxigênio que chega até o bebê e ajudam a deixa-lo mais calmo e tranquilo.
Mais quando a futura mamãe pode começar a praticar exercícios como o Mat Pilates ?
- Mamães e futuras mamães, vocês podem praticar exercícios a partir da 12º semana de gravidez, devido a formação do seu filho (a), já está completa, e fora de risco de aborto, além de estar liberada pelo seu ginecologista (a), com essa duas etapas certas podem e devem iniciar com os exercícios devido a todos os benefícios que o Pilates trás para vocês.
Benefícios do Pilates na gravidez
Os exercícios de Pilates ajudam a suportar melhor o peso da barriga, combatem o inchaço e ainda facilitam o nascimento por parto normal, além de diminuir o risco de incontinência urinária no pós-parto. Outros benefícios do Pilates incluem:

· Combate à dor e ao desconforto nas costas;
· Maior controle sobre o peso;
· Melhor condicionamento físico;
· Melhora da respiração;
· Melhora da circulação sanguínea;
· Maior oxigenação do bebê.
· Controle pélvico
· Bom-humor
Além disso, a prática regular de Pilates durante a gestação acalma o bebê por haver uma menor concentração de cortisol na corrente sanguínea da mãe. O cortisol é um hormônio que se encontra em maior quantidade no sangue quando estamos cansados e estressados.
Pilates ajuda a emagrecer?
O Pilates na gravidez não deve ser usado como uma forma para perder peso na gravidez, mas pode ajudar a manter a boa forma física e evitar o ganho de peso excessivo.
Quando não praticar Pilates na gravidez
As contraindicações do Pilates na gravidez são relativas e não existe nenhuma que seja absoluta. Desde que a mãe e o bebê estejam saudáveis e o profissional que a acompanha tenha ampla experiência em trabalhar com Pilates na gravidez, os riscos são praticamente inexistentes.
No entanto, deve-se estar atento a alguns sinais que podem indicar que esta não é a melhor hora de praticar os exercícios, como por exemplo:

· Batimento cardíaco acelerado;
· Pressão alta descontrolada;
· Falta de ar;
· Dor abdominal;
· Sangramento vaginal;
· Contrações muito fortes ou muito próximas;
· Dor no peito.
O obstetra deve ter conhecimento que a grávida está praticando este tipo de atividade física porque em alguns casos é mais indicado não praticar nenhum tipo de atividade física durante a gravidez, especialmente se houver risco de aborto, se as contrações estiverem muito frequentes, se houver sangramento vaginal ou se alguma doença for detectada durante o pré-natal, como por exemplo pré-eclâmpsia, doença cardíaca ou pulmonar. Nestes casos não é somente o Pilates que é contraindicado, mas qualquer tipo de atividade física que possa comprometer o estado de saúde da mãe ou do bebê.
O que está esperando para começar hoje mesmo ?
venha fazer parte do nosso studio.
Para mais informações sobre aulas e duvidas, clicar no link abaixo.
#saude #pilatessolo #pilates #bemestar #vida #felicidade #exercicio #atividadefisica #gravidez #saudeebemestar